Tapete para o quarto: descubra a opção ideal para sua decoração

Já que um dos cômodos mais pessoais da casa é o quarto, nada mais justo do que caprichar na decoração e deixar o ambiente com a cara de quem o ocupa. E na hora de escolher alguns itens, como o tapete, preciso tomar certos cuidados para não destoar da proposta do projeto.

Proposta, como assim? A proposta do projeto, ou seja, seu objetivo, vai definir tudo o que você precisa saber antes de escolher os melhores itens de decoração, incluindo o tapete para o quarto.

Antes de mais nada é preciso decidir se o quarto é apenas um cômodo para dormir ou se ele tem outra função, como um escritório, por exemplo. Com cada vez mais pessoas trabalhando e estudando em casa, o quarto acaba sendo um local de descanso e também de trabalho.

Para quem passa a maior parte do dia no mesmo cômodo, é importante pensar nisso antes de escolher o tapete para o quarto para que a decoração não fique cansativa. Nesse caso, o recomendado é apostar em uma decoração mais leve com tons claros e pastéis.

A seguir, separamos para você 5 dicas fundamentais que vão te ajudar na escolha do melhor e mais aconchegante tapete para o quarto. Confira!

5 dicas que vão te ajudar a escolher o melhor tapete para o quarto


1) Decoração interna

A escolha do tapete para o quarto depende do tipo de decoração do ambiente.

Para quem gosta de cores mais chamativas e pensa em escolher uma para o tapete o mais recomendado é que os móveis, as paredes e outros acessórios tenham cores mais neutras para não haver o “choque” de informações num mesmo ambiente.

Mas se a proposta for maximizar as cores em sua totalidade, o contrário deve ser feito: o tapete para o quarto pode ser neutro, como branco ou bege, por exemplo.

2) Finalidade do quarto

Perceba que parte do tapete desenvolvido pelo designer Antônio Ferreira Jr fica embaixo do sofá com sobra de alguns centímetros nas laterais. Esse é o padrão recomendado para toda decoração que envolve tapetes. Foto: Manjabosco / Reprodução

Como falamos anteriormente, definir o objetivo do quarto é importante antes de escolher qualquer móvel e acessório de decoração. As cores também influenciam diretamente na proposta, especialmente para quem vai passar a maior parte do dia no quarto.

Se você passa muitas horas no cômodo e gosta de itens de decoração mais chamativos e extravagantes, talvez seja melhor optar por um tapete mais discreto e carregar mais nas cores da decoração em ambientes onde você não passa tanto tempo.

3) Tamanho do cômodo

O tamanho do ambiente influencia diretamente na escolha do tapete para o quarto.

Na prática, quanto mais espaço você tiver maior pode ser o tapete.

4) Materiais e formatos


Depois de analisar o tamanho do quarto é hora de escolher o material e o formato do tapete que pode ser retangular, quadrado ou orgânico.

Sobre o material, ideal usar o fio econyl, exclusividade Punto e Filo, presente na Manjabosco, pois além de ser muito aconchegante, traz muita praticidade na manutenção e limpeza formatos e tamanhos, tudo pensado com carinho para que sua decoração tenha personalidade, estilo e conforto. 

No caso de grandes tapetes como esse modelo do designer Alfredo Barbosa de Oliveira, a maneira mais simples de higienizá-lo é com aspirador de pó. Para garantir um aspecto mais completo em termos de limpeza utilize apenas os materiais indicados pelo fabricante. Foto: Manjabosco / Reprodução


Clique aqui para saber mais e fique por dentro das últimas novidades do mundo da decor!



Compartilhar post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Mais posts

Quem leu este post, leu também:

Tapete para o quarto: descubra a opção ideal para sua decoração

Já que um dos cômodos mais pessoais da casa é o quarto, nada mais justo...

Quer saber como escolher a melhor cortina para sala? Confira neste artigo!

Se tem um item de decoração que poucas pessoas abrem mão é a cortina para...

4 motivos para investir em cortina vertical na decoração de interiores

Como o próprio nome já diz, a cortina  vertical possui lâminas fixadas em linhas verticais...

A Cortina Hunter Douglas Pirouette parece flutuar no ambiente: você precisa ter a sua!

A cortina Hunter Douglas Pirouette combina com qualquer ambiente, e pode ser instalada nos cômodos da casa

Cortina Hunter Douglas Silhouette: cortina com funcionalidade de persiana

Já pensou em ter uma cortina com todas as funcionalidades da persiana? A cortina Hunter...

Cortina Hunter Douglas Luminette alia tradição e praticidade na decoração

Com mais de 100 possibilidades de combinações de cores e texturas