Já que um dos cômodos mais pessoais da casa é o quarto, nada mais justo do que caprichar na decoração e deixar o ambiente com a cara de quem o ocupa. E na hora de escolher alguns itens, como o tapete, preciso tomar certos cuidados para não destoar da proposta do projeto.
Proposta, como assim? A proposta do projeto, ou seja, seu objetivo, vai definir tudo o que você precisa saber antes de escolher os melhores itens de decoração, incluindo o tapete para o quarto.
Antes de mais nada é preciso decidir se o quarto é apenas um cômodo para dormir ou se ele tem outra função, como um escritório, por exemplo. Com cada vez mais pessoas trabalhando e estudando em casa, o quarto acaba sendo um local de descanso e também de trabalho.
Para quem passa a maior parte do dia no mesmo cômodo, é importante pensar nisso antes de escolher o tapete para o quarto para que a decoração não fique cansativa. Nesse caso, o recomendado é apostar em uma decoração mais leve com tons claros e pastéis.
A seguir, separamos para você 5 dicas fundamentais que vão te ajudar na escolha do melhor e mais aconchegante tapete para o quarto. Confira!
5 dicas que vão te ajudar a escolher o melhor tapete para o quarto
1) Decoração interna
A escolha do tapete para o quarto depende do tipo de decoração do ambiente.
Para quem gosta de cores mais chamativas e pensa em escolher uma para o tapete o mais recomendado é que os móveis, as paredes e outros acessórios tenham cores mais neutras para não haver o “choque” de informações num mesmo ambiente.
Mas se a proposta for maximizar as cores em sua totalidade, o contrário deve ser feito: o tapete para o quarto pode ser neutro, como branco ou bege, por exemplo.
2) Finalidade do quarto
Como falamos anteriormente, definir o objetivo do quarto é importante antes de escolher qualquer móvel e acessório de decoração. As cores também influenciam diretamente na proposta, especialmente para quem vai passar a maior parte do dia no quarto.
Se você passa muitas horas no cômodo e gosta de itens de decoração mais chamativos e extravagantes, talvez seja melhor optar por um tapete mais discreto e carregar mais nas cores da decoração em ambientes onde você não passa tanto tempo.
3) Tamanho do cômodo
O tamanho do ambiente influencia diretamente na escolha do tapete para o quarto.
Na prática, quanto mais espaço você tiver maior pode ser o tapete.
4) Materiais e formatos
Depois de analisar o tamanho do quarto é hora de escolher o material e o formato do tapete que pode ser retangular, quadrado ou orgânico.
Sobre o material, ideal usar o fio econyl, exclusividade Punto e Filo, presente na Manjabosco, pois além de ser muito aconchegante, traz muita praticidade na manutenção e limpeza formatos e tamanhos, tudo pensado com carinho para que sua decoração tenha personalidade, estilo e conforto.
Clique aqui para saber mais e fique por dentro das últimas novidades do mundo da decor!