Decoração sustentável une consciência e criatividade É possível fazer lindos projetos de decoração sustentável com criatividade e economia, e o melhor preservando o meio ambiente. Foto: reprodução/Pinterest   A sustentabilidade é um tema urgente na sociedade e que deve ser aplicado em todos os setores da sociedade, inclusive no momento de pensar em projetos de design de interiores. Arquitetos, decoradores e pessoas comuns estão apostando na decoração sustentável.   Com simplicidade e criatividade, é possível ter beleza, estilo, conforto e economia na decoração da sua casa, e ainda ajudar a preservar o meio ambiente. Mas você sabe o que é uma decoração sustentável? Neste artigo vamos explicar e dar algumas dicas para você utilizar na sua casa.    O que é decoração sustentável? Para começar um projeto de decoração sustentável é preciso que a escolha dos projetos e materiais utilizados sigam o tripé: reduzir, reutilizar e reciclar.  Engana-se quem pensa que a decoração sustentável resume-se a ter objetos reciclados como garrafas pet, paletes e outros materiais que são jogados fora no lixo.  Muito mais do que modismo, a decoração sustentável é um estilo de vida. Apostar na escolha de materiais e objetos de decoração consciente dos impactos ambientais e sociais gerados é apenas uma parte.  O que se busca é conscientização para o consumo racional dos recursos naturais, menos utilização de materiais poluentes, novas formas de uso de itens que seriam descartados.  Como escolher produtos para  uma decoração sustentável? O ponto de partida para uma decoração sustentável é, claro, pensar num projeto e ter atenção à escolha dos itens que serão utilizados. No momento da escolha, busque informações sobre o fabricante para saber mais sobre a origem do produto escolhido. Pare, pense e pergunte:  –  Como este produto impacta a sociedade? Se informe sobre a forma como o produto foi produzido e como é o relacionamento da marca/empresa com a localidade onde está inserida. Acompanhe o histórico para saber se há questões sociais envolvidas e quais são elas.  –  Quais os impactos do produto no meio ambiente? Busque informações mais detalhadas sobre a forma de produção em si, como acontece, desde conhecer as matérias-primas até como acontece o processo de descarte no meio ambiente após o processo produtivo.  –  Como o produto afeta a economia? Sabemos que as empresas fazem a economia girar e conhecer como é a relação da marca com o desenvolvimento local onde está inserida diz muito sobre o posicionamento dela. Ao analisar os produtos desejados, o tripé da sustentabilidade sempre deve estar presente para considerar um produto de fato sustentável.  Como começar a decoração sustentável? É possível fazer lindos projetos de decoração sustentável com criatividade e economia, e o melhor preservando o meio ambiente. Foto: reprodução/Pinterest    
  • Reutilizar é a palavra de ordem
  Comece a apurar seu olhar para coisas na sua casa que iriam para o lixo e que podem se tornar parte da decoração. O mais bacana é que fica bem criativo e autoral. Tecidos podem virar almofadas, capas de sofá e o que mais sua imaginação permitir.  Garrafas de vinhos podem ter um lugar especial na estante ou se transformar em vasos de plantas elegantes e diferenciados. As rolhas se tornarem molduras de quadros, porta-chaves… Mude seu olhar sobre o mobiliário de tudo o que tem em casa. Tudo pode ser reaproveitado!    
  • Encha de verde a sua casa
  As plantas são mais que bem-vindas nos projetos de decoração sustentável. Além de embelezar o ambiente, deixa a casa com mais harmonia e ar mais puro. Aposte em ter uma horta ou quem sabe um jardim vertical?     
  • Garimpe lojas em busca de produtos com selo de sustentabilidade
  Você pode começar a decoração sustentável da sua casa com produtos oriundos de materiais recicláveis e que gerem menos impactos ao meio ambiente. O ideal é garimpar em antiquários, brechós e lojas especializadas. Consultar os amigos que estejam fazendo “desapega” também é um caminho.  Hoje em dia é possível contar com certificações específicas como selos de sustentabilidade, desde produtos como tintas, pisos à itens de decoração como cortinas.  Na Manjabosco, especializada em design e decoração com tradição, é possível encontrar diferentes produtos para uma decoração sustentável como produtos da marca Hunter Douglas que tem diversos modelos de cortinas para qualquer tipo de decoração.  Os produtos são sustentáveis e têm  selo de qualidade, aliando a eficiência energética, conforto e qualidade de vida, com o uso de materiais recicláveis ou reciclados.     
  • Busque produtos eficientes e artesanais
  Dê preferência a produtos na sua decoração sustentável que ajude na redução do consumo da energia elétrica e de água. Priorize a luz natural e aposte em luminárias para deixar o ambiente mais bonito. Tapetes também são bons itens de decoração para as salas, principalmente.  Outra dica é vasculhar produtos artesanais a partir de materiais como linha, metal, madeira, capim dourado de pequenos produtores da sua região. Além de dar um diferencial na sua decoração sustentável, você ainda ajuda a gerar renda para pequenos produtores.  Visite o nosso site e conheça nossos produtos para decoração. 

PL: decoração sustentável

  Imagem 01 Nome do Arquivo: decoracao_sustentavel.jpg  Alt Text: Sala com vinil na parede e decoração sustentável Legenda: É possível fazer lindos projetos de decoração sustentável com criatividade e economia, e o melhor preservando o meio ambiente. Foto: reprodução/Pinterest Imagem 02 Nome do Arquivo: decoracao_sustentavel_plantas.jpg Alt Text: Mulher em frente às plantas Legenda: Das 15 profissões listadas pelo LinkedIn como tendências para 2020 no Brasil, nove são da área de tecnologia da informação. Foto: Pixabay