“Casas do Brasil 2013 – Habitação Ribeirinha na Amazônia”

Olá Pessoal,

Hoje segue uma matéria super interessante do site Arq!Bacana sobre a exposição que está acontecendo em São Paulo sobre as residências brasileiras. Segue abaixo matéria:

O Museu da Casa Brasileira apresentará  a quinta edição da exposição “Casas do Brasil 2013 – Habitação Ribeirinha na Amazônia”, em cartaz entre os dias 02 de julho a 08 de setembro. Com curadoria da geógrafa Sandra Lencioni e da socióloga Maria Ruth Amaral de Sampaio, a mostra revela os aspectos da arquitetura das habitações ribeirinhas na região de Nhamundá, município localizado a 570 km de Manaus.

Além de textos e registros do fotógrafo Eduardo Girão, a exposição apresenta maquetes que simulam a interação entre as casas e o movimento das águas, nas cheias e nas vazantes, com o intuito de auxiliar o entendimento do ritmo de vida ribeirinha.

A proposta da exibição é apresentar diferentes soluções do morar em conformidade com o meio ambiente. “A habitação ribeirinha se harmoniza com as oscilações do nível da água, com tipos predominantes de casas: as palafitas e as casas flutuantes”, afirma Sandra Lencioni. Para esta edição, o MCB propõe a formação de um mapeamento sobre a diversidade de morar no Brasil.

Quando02 de julho até 08 de setembro – de terça a domingo, das 10h às 18h
OndeMuseu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Jd. PaulistanoSão Paulo, SP
Quantoa partir de R$ 2; entrada gratuita nos domingos e feriados
Informações11 3032.3727

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!agenda/read/13278/mcb-apresenta-exposição-sobre-habitação-ribeirinha-na-amazônia


© 2013 Manjabosco. Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por Tuiga