Hamman - Espaço Deca por Dall’Agnol R. Júnior na Casa Cor RS

Este ano em CasaCor RS, o Arq. Dall´Agnol R. Junior apresenta um projeto totalmente inédito em CasaCor Brasil. Para atender ao honroso convite de criar um espaço conceito para a Deca, patrocinador oficial da mostra há 23 anos, trouxe para a contemporaneidade o Hammam, as grandes salas de banho muito comuns no oriente, pontuando o espaço com os referenciais estéticos da região onde predominam.

         O termo Hammam é de origem árabe e quer dizer banhos ou fontes. O Hammam combina as funcionalidades e estruturas de seus predecessores – as termas romanas e os banhos bizantinos – com a tradição turca dos banhos de vapor. Porém é necessário esperar pelo século VII, altura em que o profeta Maomé, numa linha corânica de purificação do corpo estimula o uso aos seus seguidores, crendo também como benéfico à saúde. Dizia que faz parte da saúde da mente a higiene do corpo. Associado aos rituais obrigatórios preconizados no Corão, os Hammams surgem não raro junto aos locais de oração (Mesquitas). Com o intuito de propor ao visitante uma imersão nesta atmosfera, foi utilizado ouro na composição geral, que é muito definidor do estilo árabe e turco. As luminárias pendentes, as ânforas, os arranjos florais e a água corrente também não ficaram de fora.

         Este ambiente, criado para atender coletivamente a uma família ou a um grupo de amigos, apresenta todas as funcionalidades de um Hammam clássico, seguindo inteiramente todo o seu rito, porém, com uma releitura estética de composição traduzida para a contemporaneidade. Com uma área total de 70m², está subdividido em diversos recantos para atender a todas as atividades preconizadas: hall de entrada, lavabo, sala principal com uma grande bancada com dois lavatórios, uma imensa SPA de hidromassagem para banhos de imersão, mesa de pedra aquecida para massagem com duchas de enxágue, dois escalda-pés com duas cubas cada para auto-refrigério com água tépida, área de sudação com sala quente, sauna úmida e chuveiro com efeito cascata. O espaço contempla ainda uma sala de repouso.

         O circuito de atividades inicia-se com um período de relaxamento e sudação na sala quente. Depois passa-se para a sauna úmida a uma temperatura maior, para em seguida o “banhista” ser conduzido à mesa de pedra aquecida onde é vigorosamente ensaboado e esfoliada a sua pele. Água na temperatura corporal é então aplicada para retirar todos os resíduos ainda na mesa de massagem para depois ser conduzido a uma zona de arrefecimento (banho de imersão em água tépida) onde pode relaxar dos efeitos da massagem e permitir que os benefícios do tratamento produzam seus efeitos. Uma outra opção oferecida é usar o escalda-pés, banhando o corpo com o uso buchas naturais, que são abastecidas de água quente e fria junto às cubas que compõem estes dois recantos.

O ambiente foi todo composto em tons escuros, preto e marrom para favorecer a introspecção e o relaxamento, pontuado por elementos em branco e metais em ouro fosco no padrão Gold Matte da Deca. O preto e o marrom tem presença dominante no primoroso trabalho da Granitos, com nos revestimentos em pedra nos padrões Ouro Negro e Tupy e também na marcenaria sob-medida da Movesa Móveis nos padrões Gianduia e Trufa em chapas melamínicas da Duratex. O verde apresenta-se nos arranjos florais de Paulo Beise da Essenza Casa e Jardim e nos espelhos d’água dos escalda-pés executados pela Hidrotec, que além de fornecer as duas lareiras elétricas, assina também todo o hidro-sistema do espaço, como as bicas-cascatas, as duas saunas e a hidromassagem Jacuzzi de 2.40 x 2.40m. Todos os acessórios de banheiro são da Spazio del Bagno.

         Para o suporte de som, imagem e automação, durante as atividades relativas ao prazer do contato com a água, tudo da DTS – Cinema em Casa, temos um flap motorizado de teto com um LCD de 50” na área principal com mais dois LCD’s de 32” que atendem a sala de repouso e a sala quente, complementados por um sistema de home theater 5.1 acrescido de caixas de som extras para os ambientes adjacentes. A automação do espaço, com o sistema Savant, contempla diversas cenas de luminotécnica. Além da iluminação (Laboratório da Luz), é possível comandar através de um iPad de parede e do iPhone dos usuários todos os equipamentos eletrônicos, as cascatas, o flap motorizado de teto e cortinas motorizadas Hunter Dougas da Manjabosco Decor, que executou também as cortinas em tecido.

         Todos os espelhos e estruturas com vidros são da Sistem Box; o piso no padrão Newrock é da Solarium; tapete, estofado e mesas de centro são da Jasmin; adornos são da Essenza Casa e Jardim; o fechamento do espaço e o forro foram executados pela Demor com placas da One Brasil e toda a empreitada de obras civis é de Joacir Elias.

Este é o Hammam do terceiro milênio. Um espaço pensado para ser um anexo à área da piscina e de lazer de uma grande residência, condomínio ou hotel. Um conceito de SPA do mundo moderno, com características e filosofia orientais, para estimular e favorecer a saúde do corpo e da mente.

Produtos Manjabosco Decor: Cortinas Rolôs Hunter Douglas e confecção das cortinas de tecido.

Fotos: Eduardo Liotti

 

 

 

 

 


© 2013 Manjabosco. Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por Tuiga