O Natal chegando e a cor vermelha na decoração!

Forte e marcante, o tom dá personalidade à decoração. Como é uma cor muito expressiva, é preciso ter cuidado para não exagerar. Em termos decorativos confere calor e aconchego, mas também pode ser romântico e sensual.

Sempre relacionado a sensualidade, ao feminino, a atração, ao amor, a paixão e ao desejo, o vermelho é sinônimo de poder e ambição. É uma cor que traz bastante energia e vitalidade, pois faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa e corajosa. No entanto, se usado em demasia, o vermelho pode trazer irritação, ansiedade e inquietude, por tudo isso, a cor deve ser bem empregada, sendo usado como motivo de decoração ou em paredes estrategicamente escolhidas, visando o destaque de um ponto e não todo o ambiente. Se a cor estiver em todas as paredes é aconselhável usar objetos e móveis claros que  chamem a atenção para si.

A cor apresenta varias tonalidades, desde o claro e vivo até o tom bordô que é noturno e introspectivo. Deixa o ambiente iluminado e alegre se combinado a móveis claros e modernos, e por outro lado, se a cor for utilizada em ambientes com móveis antigos, poltronas adornadas, cortinas pesadas e objetos em dourado, remetem o espaço aos antigos castelos e coloniais salas magistrais do século 18. Já o uso do mesmo em conjunto com tecidos coloridos de amarelo, rosa, laranja, lilás e anis trazem os ares da Índia para dentro de casa, e se combinado a temas florais, listrados ou estampados criam um clima primaveril.

O vermelho pode ser chique, inspirador, alegre e motivador, mas precisa ser bem empregado, preservando o estilo e o tema desejado para cada ambiente. Para não haver equívoco o aconselhável é usá-lo com moderação e equilíbrio. Cores que o realçam e combinam muito bem com ele são o branco, tons pastel, cinza e o preto, que pode trazer desde um toque de glamour até um sutil estilo oriental.

Todas as cores possuem características que influenciam diretamente o nosso humor e comportamento. Na decoração não é diferente, é preciso saber como usar e combinar as cores, como o vermelho que é muito imponente, intenso e carregado de emoção. Ele simboliza romance, poder, amor, força, nobreza e fortuna. Traz excitação, mas ao mesmo tempo tem o poder de transformar ambientes menores em aconchegantes, calorosos e convidativos.

Projeto da arquiteta Maria Christina Rinaldi:

 

Projeto do arquiteto Henrique Steyer:

Projeto do arquiteto Carlos Lemos:

Projeto do escritório BG Arquitetura:


© 2013 Manjabosco. Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por Tuiga