Conheça a Capela de Dall’Agnol R. Junior para a Casa Cor 2015, um projeto que inspira a contemplação e a religiosidade.

Deus encontra expressões distintas nas mais variadas religiões, e o número 7 é um elemento comum a muitas dessas tradições. Em meio ao encontro de grandes novidades da mostra Casa Cor 2015, o arquiteto Dall’Agnol R. Junior propõe um encontro consigo próprio e sua fé, de forma inovadora e tecnológica, respeitosa e agregadora.

 

“Motivado por ações de importantes líderes religiosos de diferentes nações, inclusive o da minha religião – a Católica, que buscam promover a paz e a harmonia entre os povos, criei para a mostra de 2015 este exemplar ecumênico, dizendo um sim à coexistência, e um não ao preconceito religioso”, comenta Dall’Agnol.

 

Em uma criteriosa pesquisa, o arquiteto buscou um elemento comum nas diversas religiões. Por exemplo, no Cristianismo - criação do mundo em 7 dias, 7 Livros do Antigo Testamento, 7 sacramentos e 7 pecados capitais; no Judaísmo - a Menorah (Candelabro de 7 braços) e o Shabat (o descanso do sétimo dia); na Umbanda - 7 Nações, 7 Reinos Sagrados na doutrina e 7 Orixás; no Islamismo - fundação no século 7; no Xintoísmo - primeiras práticas registradas no século 7; no Budismo e no Hinduísmo - 7 chákras do corpo humano.

 

O número 7, então, foi eleito como o elemento definidor de toda a proporção estrutural e estética do projeto. Tudo é múltiplo de 7. Assim as diversas religiões encontram identidade com as formas da Capela, que possui 7 metros de altura, 7 pináculos externos, (mastros sem bandeiras e que representam também a ligação entre o plano terreno e o divino, apontando para o céu), 7 vãos envidraçados, 7 lustres pendentes e 7 telas de LCD.

“Como a CAPELA possui caráter ecumênico, não pode fazer referência de estilo a nenhuma crença específica ou seu país de origem. A ideia é justamente através deste elemento comum entre as religiões, o número 7, criar uma forma arquitetônica de estética neutra, mas linkada a elas”, conta Dall’Agnol.

Assim, foram usadas formas puras e sem nenhum rebuscamento na composição. Tudo em cores neutras como o branco, cinza claro e bege, buscando uma atmosfera celestial. O pé-direito duplo com cortinas motorizadas da Manjabosco Decor busca reproduzir a sensação de espacialidade que o fiel experimenta ao adentrar um grande templo de sua religião ao redor do mundo. Essas cortinas em voil branco são os elementos que mais contribuem para o aspecto espiritual da Capela. Além disso, o espaço é multissensorial, perfumado à base de flores e lima.

 

As cortinas Manjabosco cumprem também outras funções no projeto: uma Rolô black-out branca Luxaflex Hunter Douglas, instalada no vão de vidro acima da porta, possibilita uma boa resolução de imagem nos 7 monitores de LCD dentro do espaço em dias de muita luz. A cortina em linho no balcão-altar, por sua vez, esconde os diversos equipamentos eletrônicos de som, imagem e automação, imprescindíveis para o funcionamento da Capela.

Outro destaque da ambientação corre por conta de 7 quadros digitais, que exibem imagens da religião do usuário, necessárias à introspecção, adaptando o ambiente à crença do visitante. Todas as peças de mobiliário como bancos, balcão, totens e genuflexório possuem design do escritório com a simplificação máxima de formas e com medidas múltiplas de 7.

“Este projeto reinterpreta um espaço recorrente e de muita tradição em residências do passado,mais notadamente em casas de fazendas do período colonial e casas clássicas, agora atualizado ao terceiro milênio. É apresentado como opção e uma novidade para áreas de uso comum em grandes empreendimentos”, ressalta Dall’Agnol.

“Minha relação com a Manjabosco Decor é de longa data. É uma alegria e uma segurança trabalhar com uma empresa comprometida com o resultado final dos projetos, com o aperfeiçoamento técnico de sua equipe e com o pensamento verde. Um bom café, um bolinho caseiro e um clima descontração são a tônica do excelente atendimento. Adoro a Manjabosco!”, comenta Dall’Agnol.

 

Fotos Henrique Amaral

 

 

 

 


© 2013 Manjabosco. Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por Tuiga