RICHARD MEIER & PARTNERS: Reforma Towers

Segue matéria super bacana do site ArqBacana, não deixe de conferir!

 

 

Duas torres icônicas de diferentes alturas interligadas por uma base, com fachadas metálicas envoltas por uma pele translúcida recortada, compõem a proposta do escritório novaiorquino Richard Meier & Partners para o novo empreendimento multiuso que será construído no bairro Paseo de la Reforma, na Cidade do México.


O complexo “Reforma Towers” prevê a ocupação de 12 mil m2 para abrigar escritórios, comércio, um hotel, restaurantes e um ginásio de esportes. Segundo o arquiteto Richard Meier, cada componente foi cuidadosamente pensado em prol das áreas públicas, da cidade e da iluminação natural. “O desenho do ‘Reforma Towers’ se preocupa com a criação do espaço, não do espaço abstrato e sem escala, mas no espaço cuja ordem e definição se relacionam à luz, a escala humana e a cultura da arquitetura”, explica o arquiteto vencedor do prêmio Pritzker em 1984.

A mais alta das duas torres (com 180 metros) acomodará 40 pisos para o uso misto e áreas de estacionamento. Já a torre mais baixa (com 110 metros de altura) terá 27 pavimentos destinados a um hotel, que completa o programa de necessidades do conjunto.

Por entre as lajes do prédio principal, destaca-se um vazio central que recorta a estrutura metálica. A ideia é criar um tipo de pátio urbano onde os usuários poderão apreciar belas vistas da cidade. De acordo com o arquiteto e coautor do projeto Bernhard Karpf, a proposta celebra o espaço, a forma e a luz. “A iluminação natural que filtra através desse vazio proporciona condições de luz especialmente dinâmicas”, explica.

Desenvolvido em parceria com o escritório mexicano Diametro Arquitectos, o projeto tem previsão de ficar pronto em 2015. “Esperamos que este novo complexo de uso misto contribua para a rica história do Paseo de la Reforma no México e que se converta para um novo centro urbano de trabalho e atividades de lazer”, completa Richard Meier.

REFORMA TOWERS
Arquitetura
 Richard Meier & Partners Architects LLP – Richard Meier, Bernhard Karpf (autores); Ringo Offermann (gerente de projeto); David Ricardo Davila (arquiteto); Techan Abe, Kevin Browning, Amy Dedonato, John Jourden, Aung Thu Kyaw, Chris Layda, Christopher Lewis, Ian Lotto, Sharon Oh, Giorgio Villa (colaboradores)

Complementares
Escritório Associado: Diametro Arquitectos
Engenharia de Estruturas: WSP Group

Ano 2014
Área 12.000 m2
Local Cidade do México, México

 

 

 

 


© 2013 Manjabosco. Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por Tuiga